Analisando Esta Cadeia Hereditária

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


Por Tiago Soua*
Havia feito um texto no Blog do Tiago Sousa onde expunha os motivos que apontam para a derrota Pmedebista na eleição a prefeitura de Santa Izabel, mas lendo em um giro rápido na blogosfera pude observar em uma postagem do Blogueiro Bruno Marques um aspecto interessante e que merece ser avaliado.
Primeiro, sabendo-se que as características em comum entre os duas lideranças máximas do PMDB no município (Marió e Watanabe) faz com que a associação do nome do candidato seja imediata ao governo e que este surfa em uma onda de insatisfação e o prefeito em outra onda de crescente impopularidade me veio a cabeça a seguinte questões:
1ª – Afirmação do Bruno Marques: “é preciso mostrar o que o Marió fez, se as pessoas mudarem de opinião quanto à gestão do Marió aceitarão melhor seu candidato”. Vejo nesta afirmação dois problemas; o primeiro, é o fator tempo, é complicado as vésperas das vésperas da eleição, diria que aos 45min do segundo tempo tentar marcar um gol de placa, pois se de um lado esta pode se configurar como a única saída possível aos Pmdebistas, por outro lado pode ser aquele “tiro que sai pela culatra”, pois daí irão resultar alguns questionamentos “por que não se assumiu a criança desde o começo?”, “estando o prefeito na coordenação de campanha do seu pupilo e ainda sim esconderam a gestão, estaria ele de comum acordo com isso?” e “estando o prefeito de comum acordo em esconder a gestão estaria ele assinando um atestado de que ocorreram falhas graves na sua gestão e que por isso havia esta necessidade de se fingir que ela nem aconteceu?”.
2ª – Tentar reverter impopularidade em véspera de eleição tem comumente uma estatística trágica e assim sendo tentar trazer os louros da gestão Pmedebista para o candidato a sucessão pode ser um erro pior do que o que apontei como os erros de escolha que escrevi AQUI. Agora... é claro, que sempre pode acontecer um fenômeno (milagres acontecem) ou algo do tipo. Quando fizeram uma comparação lá no facebook do candidato opositor Drº Gilberto com o ex-presidente Lula lembro ter lido um monte de achincalhamentos, mas no fundo eu vejo um ponto em comum entre os dois que nada tem haver com o quantitativo de eleições perdidas, na realidade o que os liga é:
Para quem não recorda Lula foi eleito por dois fatores principais (a meu ver) o desgaste da administração tucana em esfera federal e a impopularidade de FHC então presidente apontando Serra como sucessor e o erro que ambos cometeram foi tentar esconder a gestão e as vésperas da eleição tentar mostrar como não havia sido um desastre, mas impopularidade não se dissolve de véspera. Impopularidade precisa de tempo para ser combatida e principalmente disposição do candidato a sucessor da gestão para fazê-la em conjunto com o ainda gestor. creio que eleição não é uma ciência tão inexata, pelo contrário a maioria dos resultados eleitorais são altamente previsíveis acredito ser complicado tentar operar milagre a essa altura do campeonato.
Desgaste de gestão nem sempre está associado a “obras” realizadas desgaste de gestão também tem haver com o como e o estilo do gestor imposta durante o transcurso dos anos e anos de administração. Por enquanto é isso. A oposição surfa na onda da impopularidade do prefeito e do desgaste da gestão Pmdebista. Saída para reverter o quadro situacionista? Não tem, e também não vou tentar criar alguma formula mágica, afinal não sou nenhum alquimista para tal feito.
Não custa lembrar da música de “As Meninas” já que coloquei como titulo da postagem “analisando esta cadeia hereditária quero me livrar desta situação precária” no fundo é isso. Que depois da eleição quem vença seja Santa Izabel. 

Sobre o Autor:

Tiago Sousa
*Tiago Sousa Natural de Santa Izabel do Pará, é graduando do curso de Ciências da Religião – UEPA, Técnico em Turismo pelo CEFET-PA turma de 2005 e participa do Grupo de Pesquisa dos Movimentos Socais, Educação e Cidadania na Amazônia - GMSECA. Tiago é o administrador deste Blog e Também escreve versos no Blog Verso Reverso

0 comentários:

Postar um comentário