O FENÔMENO FACEBOOK, UMA NOVA MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO E SEUS “EFEITOS COLATERAIS”.

quarta-feira, 24 de julho de 2013


Discorrerei neste artigo acerca do facebook, não como analista especializada no assunto, o que não sou mesmo.  E sim como usuária da rede social que utiliza não só para comunicação pessoal, mas também para trabalho e entretenimento.
O Facebook,  criado em 2004, tornou-se o maior site dos Estados Unidos em termos de acessos, ultrapassando até o gigante das buscas, o Google.  A facilidade de acesso e utilização que atinge naturalmente as diversas camadas da sociedade, tem tornado a ferramenta cada vez mais abrangente. Por conta dessa popularidade, o que poderia ser apenas mais uma forma de comunicação vêm sendo utilizada como estratégia para alcance de objetivos diversos por pessoas que frequentam as redes sociais. A gente pode ver de tudo. Parece que tem em gente que quer ficar famosa e usa o facebook como meio para isso e faz coisas pra lá de curiosas: tem os  revolucionários que querem mudar o mundo sem sair de casa;os metidos a sabe tudo, intelectualóides de frases feitas e republicadas;os sensacionalistas, que querem sempre chamar atenção mais para sí que aos fatos que nem sempre correspondem com a realidade; os que se dizem defensores de direitos coletivos com mania de perseguição e conspiração; os metidos a jornalista, sempre tentando dar um furo de reportagem; os especuladores, que ficam se incomodando com a vida dos outros e como não poderia faltar, os fofoqueiros de plantão que na maioria das vezes não tem coragem de mostrar a cara e se esconde em um  fake, uma figura covarde e asquerosa, criada por pessoas de personalidade duvidosa que não tem coragem de  dizer o que pensa ou  tem vontade e cujo assunto e na grande maioria das vezes a política, políticos a assuntos correlatos.
Através das postagens, passamos a conhecer melhor as pessoas, pois acabam revelando quem elas realmente são, acho que devido ao dinamismo da comunicação, as coisas acabam acontecendo muito rápido nem sempre as pessoas pensam o que vão publicar e muitas vezes se arrependem, mas quando isso ocorre já é tarde.
Nas próximas publicações, narrarei sobre personagens do facebook, pois já identifique um bocado e acho interessante a descrição deles e quem sabe se não acabamos identificando mais alguns existentes.
 Uma coisa interessante é que podemos ter noção do tanto de pessoas que conhecemos pessoalmente e passamos a conhecer através dos acessos, pois é uma rede que serve também para ampliar e fortalecer amizades e por isso acho que deveria ser utilizado com coerência de modo a não vir a ser banalizado como ocorreu com o Orkut e que se não for bem utilizado poderá em breve ter o mesmo fim.



0 comentários:

Postar um comentário