Quem pode atirar a primeira pedra? Sobre o caso Jefferson lima

quinta-feira, 30 de outubro de 2014


A cada processo eleitoral que ocorre, somos acometidos de toda sorte notícias e comentários nem sempre verídicos que são enriquecidos com a criatividade de pessoas, fazendo com que sendo verdadeiros ou não, muitas vezes pode causar verdadeiros “estragos” na vida de pessoas.

Quero aqui comentar acerca do caso do ex candidato ao senado do radialista Jefferson Lima que surpreendentemente foi o segundo mais votado, superando todas as expectativa da coligação a qual fazia parte e de todo o eleitorado.

Ocorre que o fato de ter apoiado um candidato no primeiro turno e por ter passado a apoiar o adversário no segundo, foi vítimas de ataques por parte de vários segmentos, inclusive de evangélicos (também sou crente), o que se acredita ter sido responsável pela maioria de sua votação, uma vez que é, e tem programa evangélico, e o fato tomou tanta proporção que foi taxado de traidor, mercenário e de outras coisas que nem convém aqui citar.

Então pergunto? Porque apedrejar assim uma pessoa? Ele fez sua escolha! Sei que podemos não ter aprovado ou não entendido e até julgado pela escolha que fez, mas quem somos nós para julgar? Apenas conjecturamos o que teria ocorrido para que ele mudasse de opinião, mas isso quem vai arcar com as conseqüências é ele e não cabe a nós querer fazer justiça. A palavra de Deus em Mateus 7: 1-5 diz: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados.Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês."Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”

Com Jesus Cristo, saímos do tempo da Lei e passamos para o tempo da Graça, pois Ele morreu na Cruz para nos salvar e é misericordioso para perdoar nossos pecados. Como bem diz a citação bíblica acima, vivemos em uma sociedade hipócrita, onde um quer apontar o erro do outro como se fosse santo o suficiente para julgar e condenar. Só a Deus cabe o juízo e justiça e cada um vai acertar conta de seus atos com Nosso Senhor e por isso é certo que cada um cuide de sua própria vida, pois a salvação é individual. Todos nós somos passíveis de erros, somos carnais, cheios de fraquezas e defeitos, sonos falhos! “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." Salmos 133:1. Temos que orar uns pelos outros: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16. 

Na passagem que fala da mulher adultera João 8:1-7“Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério: "E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?"Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." Esta passagem resume dizendo que se Jesus perdoa nossas falhas, desde que nos arrependamos de coração,assim sendo,  quem somos nós para “apedrejar” alguém? 

Jesus nos ensina: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”Romanos 13:9

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”1 Coríntios 13:1-3
O texto em questão, não trata do pecado em si, mas tinha que ser trazido a luz da Palavra, para que tomemos consciência de que não somos nada e nem ninguém para julgar alguém, pois Jesus sabe e conhece todas as coisas e se tivermos que passar pela lei dos homens, por eles seremos julgados, mas em se tratando das coisas de Deus, só a Ele cabe nos justificarmos.
Não podemos esquecer que ele (Jefferson Lima), é um cidadão, que tem uma família que precisa de cuidados e respeito. Por isso, sejamos coerentes, sejamos humanos, sejamos cristãos.

Que Deus nos perdoe e nos abençoe!



0 comentários:

Postar um comentário